18 de dez de 2011

Visualização de Projetos - Fluxo de Trabalho

Qual é o fluxo de trabalho comum em escritórios de Arquitetura, quando pensamos no processo de aprovação e venda de uma idéia (projeto) ?
Imagino que existam várias respostas, mas a grande maioria trabalha da seguinte maneira:
_ Modelagem no SketchUP e apresentação renderizada usando Kerkythea + VRay, ou de uma forma mais profissional, com 3DS MAX e Max Design.
_ Uma vez que a idéia é "comprada", joga-se fora tudo o que já foi criado e começamos "do zero" a fazer Planta Baixa, Corte, Fachada, etc...

Tem como melhorar esse processo ? É claro que sim.
Um exemplo:

_ Modelagem Conceitual (3D) usando REVIT ou VASARI
O mais fantástico aqui é a rapidez e a facilidade que temos em modelar objetos. Podemos usar simples LINHAS (retas, arcos, poligonais...) e transformá-las em sólidos com apenas um CLIQUE.
Ainda podemos criar DESIGN OPTIONS e fazer o estudo de viabilidade, mostrando custo por , por exemplo.
E não pára por aí. Você pode Analisar o prédio: Insolação e Velocidade do Vento.


Análise 2D da velocidade dos ventos, exatamente na posição geográfica que está o seu Projeto e também de acordo com o período do ano. A base de dados já faz parte do VASARI e de outros softwares da Autodesk, como o Ecotect, Revit MEP e GreenBuilding Studio.



Análise 3D da velocidade dos ventos, com a mesma base de dados acima, mas neste caso com visualização em tempo real. Veja a foto abaixo e o vídeo de exemplo.


Podemos corrigir valores e ver a ação em planos diferentes:




_ Aproveitamento deste modelo, no REVIT.
Ferramentas do Revit permitem gerar a base do projeto. Podemos dividir o sólido em vários pavimentos e transformá-los em Pisos/Lajes ou Telhados. Também podemos transformar faces em Paredes ou "Panos de Vidro".
E ainda temos como vincular o resultado ao modelo conceitual, ou seja, se a modelagem mudar, o mesmo acontece com tudo que já foi modelado a partir dela.
OBS.:  Se você fez uma planilha de quantitativos, no Revit, ela vai ficar atualizada também.....automaticamente.


_ "Venda da idéia" feita no 3DS Max Design
Uma vez criado o modelo no REVIT, mesmo que ainda Conceitual, mandamos para o 3DS MAX usando o formato FBX. Apesar de podermos renderizar no Revit, no 3DS Max Design, existem recursos mais avançados e o resultado é mais profissional.
Todos os materiais definidos no REVIT, bem como as características de iluminação das LUZES (lighting fixtures) que criamos, serão reconhecidos no 3DS MAX.




VEJA o meu CANAL no YOUTUBE:  www.youtube.com/acadiario

_ "Venda da idéia" no SHOWCASE
O modelo feito no REVIT também pode ser enviado via FBX para o Autodesk Showcase, que pode ser considerado como "powerpoint da Autodesk".
O objetivo é ter uma apresentação do seu projeto, que permitirá mostrar pequenas animações, troca de COR/TEXTURA dos elementos, troca de posição e movimentação de objetos.



VEJA o meu CANAL no YOUTUBE: www.youtube.com/acadiario
Imagine poder ir a uma reunião com 3, 5, 10, quem sabe até 30 apresentações diferentes para o mesmo Modelo de Edifício.

Essa é a base do Showcase.


Em resumo, pense melhor no fluxo de trabalho que está fazendo hoje.
Ao invés de trabalhar demais, aproveite tudo que está fazendo, desde a fase Conceitual, evolua o projeto e continue aproveitando os recursos de apresentação realística, sem perder tempo ou pior do que isso, deixando de mostrar detalhes importantes do Projeto, por falta de tempo.

Abraço.

3 comentários:

Bruno Oliveira disse...

Achei muito interessante a anaálise da incidência da ventilação natural na edificação. Onde posso conseguir materiais como tutoriais, apostilas, livros, etc, para o ECOTECT?

Anônimo disse...

eSTOU MUITO INTERESSADO EM APRENDER A UTILIZAR O POTENCIAL DO VASARI, TEM MATERIAL DISPONÍVEL, SEJA EM FORMA DE LIVROS, PDF'S, VÍDEOS.
oBG.

Ricardo Cardial disse...

Não há muito material em português. Você deve encontrar livros no Amazon.com.