30/10/2011

Você conhece todas as soluções da Autodesk para construção ?

Eu normalmente falo muito sobre Revit, aqui no Blog.Mas no dia a dia, tenho trabalhado com varias soluções que complementam o desenvolvimento de um projeto.

Estou falando de:


REVIT STRUCTURE, para modelagem estrutural avançada, e que é associado a dois outros produtos:
  • AUTOCAD STRUCTURAL DETAILING (ou ASD) : Como o nome já diz, faz o detalhamento estrutural, tanto de estruturas metálicas, como de concreto.
  • ROBOT STRUCTURAL ANALYSIS (ou RSA) : Aproveitando o modelo feito no REVIT, enviamos para o RSA através de um "botão" que fica disponível no REVIT. A partir daí, o RSA vai permitir a inserção e edição de cargas, nós e obviamente fazer a análise da estrutura, com resultados mostrados graficamente e através de relatórios. Se houver necessidade de modificação dessas estruturas, podemos fazer no RSA e ao fecharmos o programa, essas modificações são atualizadas no REVIT Structure.    

REVIT MEP ( Mecânica, Elétrica e Pumbling, ou seja, água e esgoto )
Ideal para os profissionais de instalações prediais: Ar Condicionado, Hidráulico/Sanitário, Elétrico, Lógica, Segurança, etc...

  
NAVISWORKS ( Manage ou Simulate ), para quem precisa planejar e gerenciar vários tipos de arquivo de um mesmo projeto, compatibilizando as informações e checando interferências.
Com o Navisworks, você pode associar um Cronograma pronto, feito no MS Project ou Primavera (desktop ou web) e simular a construção de um Projeto acompanhando cada etapa e identificando pontos críticos, antes de começar a construir.


QUANTITY TAKEOFF (QTO), para orçamento avançado.
No REVIT podemos quantificar tudo que foi inserido ou modelado, mas para fazer o Orçamento é diferente. Porque no orçamento entram variáveis como: Preço do material, Encargos (impostos e taxas), Quantidade de Homem/Hora e o Custo dessa mão-de-obra.
Com o QTO, você pode inserir imagem (JPG, BMP, etc), PDF, DWG e DWF, que são informações em 2D.
Porém, se você trouxer um DWF em 3D, e melhor ainda, se esse modelo foi criado no Revit, o processo é muito mais rápido, porque associamos os "insumos" aos objetos, usando a lista de objetos.

Resumindo, o fluxo de trabalho que já surgiu faz alguns anos e vem cada vez mais ganhando força, principalmente aqui no Brasil é:

  • Arquitetura : O projeto é iniciado no REVIT
  • Estrutura e Instalações: Aproveitam o modelo da Arquitetura (Revit) como referência e utilizam os REVITs específicos (RST e RME).
  • Para os Construtores e Incorporadores, entra o NAVISWORKS que vai compatibilizar esses arquivos e também os de terceiros ( DWG, DWF, SKP, DGN, Pro-E, Solidworks, etc... )
  • E para todos os profissionais, que precisem de orçamento, o QTO.   

Outro segmento que pode ser explorado é o de Visualização, porque no REVIT temos como fazer uma renderização com qualidade Mental ray, mas se precisarmos de um resultado profissional e recursos de animação, podemos levar o modelo feito no REVIT para o 3DS MAX Design.
Através do formato FBX, mantemos os materiais e a integridade do modelo, eliminando o "re-trabalho" para apresentações realísticas.


Você pode obter informações detalhadas sobre cada produto, nos links abaixo (clique no nome de cada produto para ser direcionado) :

REVIT ARCHITECTURE (português)
REVIT STRUCTURE (inglês)
REVIT MEP (inglês)
ROBOT STRUCTURAL ANALYSIS (português)
AUTOCAD STRUCTURAL DETAILING (inglês)
NAVISWORKS (português)
QUANTITY_TAKEOFF (português)
3DSMAX_DESIGN (português)

LISTA COM TODOS OS PRODUTOS VENDIDOS NO BRASIL (em português):
http://www.autodesk.com.br/adsk/servlet/pc/index?siteID=1003425&id=15061619


.

4 comentários:

Gustavo SM disse...

Vamos ver se entendi... no Revit Structure tem como fazer o detalhamento das estruturas, beleza, o RSA seria um outro programa? que com ele podemos inserir e editar cargas? a logica do Revit Struture seria como um programa de calculo estrutural? Tipo o TQS e o Eberick? Com o Revit MEP tem como fazer o projeto completo de Elétrica? tipo ele lança a fiação, dimensiona as bitolas e balanceia as fases? como no altoQi Lumine ou Autopower? ou teria que fazer tudo manual mesmo? Os projetos de hidraulica a msm coisa? pq vi alguns videos de um plugin da Tigre para fazer projetos hidrosanitarios com o Revit, mas ñ sei se pra versão 2012 funciona...
Olha se com o Revit da pra fazer tudo o que o TQS/Eberick, Lumine/Autopower faz! o programa é a revolução que todos os projetistas, engenheiros e arquitetos esperavam! Tudo em um só pragrama!! O unico problema é que é tudo em inglês... Projeto elétrico em portugues ja é dificil.. imagino fazer em inglês!!
Parabens pelo post!!

Ricardo Cardial disse...

Respondendo:
No Revit STRUCTURE você até pode fazer o detalhamento, mas o foco é o Projeto como um todo. Modelar a estrutura e aproveitar o arquivo que veio do REVIT Architecture.

Para o detalhamento de partes da estrutura usamos o ASD, por exemplo, para estruturas em aço, onde queremos mostrar as conexões em detalhe, com os parafusos, etc...

RSA é um outro programa da Autodesk que importa o modelo feito no REVIT e onde inserimos as cargas e fazemos a análise, e o dimensionamento estrutural.

Revit MEP tem todas as disciplinas de instalação e faz isso que mencionou.

A TIGRE lançou o TigreCAD para REVIT. Fizeram isso este ano para a versão 2012.

O melhor, é que é TUDO em PORTUGUÊS ! Os três REVITs estão em português e de tempos em tempos a Autodesk lança novas bibliotecas "nacionalizadas", o que chamamos de "Country pack".

Essa integração em REVIT ARCH + RST + MEP já está acontecendo no Brasil e em velocidade acelerada. Empresas de vários estados já estão trabalhando à pleno vapor e melhorando suas próprias bibliotecas.

Acho que posso dizer que não é mais uma questão de FUTURO....mas sim, PRESENTE.
na velocidade que está, em mais 1 ou 2 anos já vai ser PASSADO.

Gustavo SM disse...

Cada dia me surpreendo mais com a Autodesk... O que se isto ja é o presente (o que de fato é) imagine o que teremos para o "futuro" !!! hehe Não vejo a hr de ver o que a Autodesk esta preparando! Com certeza em Março (mes que a Autodesk geralmente lança as atualizações dos programas)ja vamos ter algo de novo!! Principalmente relacionado ao Revit!

Ricardo Cardial disse...

Na verdade muitas das novidades, como esta que eu publiquei, são benefícios de quem possui o Subscription, que é uma assinatura anual, que oferece novos recursos, treinamento, suporte on-line direto (24x7), atualização de produtos e agora o AUTODESK CLOUD.