13 de jan de 2011

Bibliotecas BIM e Cadernos de Práticas Recomendadas em Coordenação Modular

por: Americo Correa Jr. (publicado no Foum BIM BRASIL do LinkedIn)

Já se encontram disponíveis para download no endereço http://www.construirdesenvolvimento.com.br/ uma Biblioteca BIM de componentes e materiais mais usuais para projetos para o MCMV – Programa Minha Casa Minha Vida e o conjunto de cinco Cadernos de Práticas Recomendadas em Coordenação Modular, com diretrizes de aplicação dos conceitos da NBR 15.873/2010-Coordenação Modular, que entrou em validade no dia 1º de outubro de 2010.

Na seção das bibliotecas de componentes, desenvolvida em parceria pelos escritórios LUIZ CONTIER e GDP-Gerenciamento e Desenvolvimento de Projetos, está disponível um gabarito de projetos e a modelagem de seus componentes mais usuais, cujas medidas já consideram as regras da Coordenação Modular para o desenvolvimento de projetos. Nessa primeira fase os arquivos estão em formato compatíveis com o aplicativo REVIT, mas em breve devem ser disponibilizados outros formatos.

Os Cadernos de Práticas Recomendadas apresentam diretrizes para o projeto de unidades e de componentes conformes as diretrizes normativas. No momento estão em formato de minuta, pois como é um tema ainda pouco explorado, espera-se que surjam sugestões de melhorias a partir de sua difusão.

4 comentários:

Giovane disse...

Ricardo,

ótimo post, mas em algum lugar eu encontro uma biblioteca de instalações?

Kiki disse...

Olá Ricardo,
Gostaria de acrescentar que a partir de amanhã os Cadernos de práticas Recomendadas no site construirdesenvolvimento estarão prontos para download em sua versão diagramada e bonitinha, e que a sua aluna aqui fez parte da equipe que os desenvolveu. Aceitamos comentários para a melhoria do trabalho, viu?
Abraços, e agradeço a propaganda!

Christine Eksterman

Ricardo Cardial disse...

Parabéns a toda equipe pelo ótimo trabalho que fizeram. Fico muito feliz em saber que fez parte do processo, Christine. Considero como um excelente estímulo para outros profissionais que ainda estão hesitanto usar o Revit. Apoio a iniciativa de vocês.

Renato Rayol disse...

Conheci o revit essa semana durante o treinamento que estou fazendo em Manaus. Estou bastante animado com o potencial do programa. Eu utilizava, ate então, o sketchup para desenvolvimento e modelação dos projetos e depois partia para os desenhos técnicos no cad - parte que eu acho a mais chata. Agora acredito que o revit vai ajudar muito nessa etapa. Estou bastante interessado em estudar as ferramentas bim para poder projetar e conseguir os quantitativos e para melhorar a compatibilizacao dos projetos. No entanto não consegui baixar o arquivo mencionado no post. Quando vou descompactar ele da erro. Alguém teve esse problema?