3 de set de 2010

REVIT é "Presente" e não "Futuro" !

Nas minhas andanças, por diversas vezes, as pessoas me fizeram (e ainda fazem) uma pergunta:

"... será que o REVIT vai substituir o AutoCAD realmente ?..."

Aqui no Brasil, posso dizer que ainda estamos começando a usar o REVIT.
O que acontece é que vários escritórios de Arquitetura e Engenharia, bem como as Construtoras/Incorporadoras, ou estão treinando seus projetistas, ou estão buscando novos talentos que já saibam usar, e em alguns casos já possuem tudo isso e agora estão preparando o software para "trabalhar do seu jeito".

Eu aprendi um ditado que diz: "conselho não se dá, vende-se..."
Porém, eu sou teimoso e vou dar o conselho assim mesmo...rs...

Senhores, senhoras e senhoritas ... não deixem para depois. Comecem a usar o Revit. JÁ !!!
Porque já existe uma procura por profissionais capacitados.

No dia 31-Agosto, por exemplo, aconteceu em São Paulo o Evento da Autodesk:
Inspiração Brasil!
Durante as cerimônias, houve a entrega do Prêmio de Excelência BIM para o escritório:
Arquitetura Corporativa ATHIÉ WOHNRATH



Esta empresa já utilizou o conceito BIM em mais de 200 projetos.
Adivinhem qual o software que eles usam com excelência ? ...


Assim como eles, existem outras dezenas que já estão usando faz algum tempo e outras centenas que estão se preparando para usar.

Não é porque você não conseguiu fazer uma coisa ou outra, que deva considerar o REVIT um programa que não funciona corretamente ou que não esteja completo, como já ouvi gente falando.
Talvez seja porque você ainda não aprendeu a fazer "aquilo" que deseja.

Devemos parar de trabalhar como "CADistas" e voltarmos a idealizar projetos. O desenho será uma consequência, que o programa vai te ajudar a fazer rapidamente.

Há 07 anos atrás, REVIT era "coisa do futuro".
Hoje o REVIT é o "presente".

Meio filosófico, mas é a verdade....rs.
Pessoal, não deixem para depois. Invistam no seu conhecimento.


.

6 comentários:

O Projetista disse...

Caro Ricardo, já estou tentando há algum tempo trabalhar com o Revit, só que no meu caso, é mais difícil achar material específico pois trabalho com instalações e em todos os sites e blogs que entro só encontro dicas de arquitetura, vi em um post anterior seu que tem um palestrante chamado Paulo Henrique Giungi Galvão, tentei procurar o site dele não achei, ja que você esta dando dicas rsrsrs boa essa, poderia me ajudar com o assunto.

Att
Giovane

Ricardo Cardial disse...

Giovane,
Continue usando, porque essa troca de dados vai ser comum daqui para frente. Porém, você pode criar os seus elementos (Components), no padrão que você desejar.

Jomar Filho disse...

Ricardo, o único problema que estou encontrando no Revit, são as representações em 2d. Já pensou em fazer algo em dvd como o curso da 3d1? Seria ótimo! Forte abraço.

Rodrigo Ribeiro disse...

Ricardo, concordo com o q vc falou, Revit nao é o futuro, é o presente!
Aqui no meu escritório os projetos arquitetônicos já estao sendo produzidos 100% em Revit. É um processo que não tem volta, eu compararia a substituição da maquina de escrever pelo computador. Pena que a maioria dos profissionais nao pense na sua evolução profissional, tanto é que estou tendo uma enorme dificuldade para contratar um desenhista em Revit, caso conheça algum de Curitiba, peça para entrar em contato comigo no rodrigo@rcga.com.br
abração!

Mauro Martins disse...

Ricardo, sou estudante do sexto período do curso de arquitetura da Unileste(MG). Neste período temos a disciplina de CAD. Questionei com meu professor o porquê de não passar a ensinar o revit. Ele disse que o mercado ainda não adotou o revit, que isto vai acontecer daqui a cinco anos. Penso como vc, revit é presente, e acredito que a facudade deeria ser a primeira a incentivar isto.

Ricardo Cardial disse...

Mauro, amanhã (dia 09-agosto) teremos o evento Inspiração Brasil, promovido pela Autodesk. E mais uma vez iremos mostrar que o uso de REVIT não é mais "coisa do futuro". Já é coisa do presente, e em algumas empresas já está tão consolidado que parece coisa do passado. O problema é que as Faculdades alegam não quererem direcionar os seus alunos para um produto do Fabricante X, mas o que acontece de fato é que acabam optando por ferramentas gratuitas, que não melhoram o processo como um todo, apenas parte dele. REVIT é uma ferramenta de PROJETO, desde a concepção volumétrica e o estudo de viabilidade até a entrega da obra com plantas de execução, detalhahmento, orçamento e planejamento. O resultado vai depender de quem está manuseando o software.