6 de abr de 2010

Criar Material Personalizado para o RENDER

Esse tutorial foi criado por THE REVIT KID.COM

Mas eu achei importante fazer a tradução (está em vermelho) para os amigos Brazucas e Tugas, porque realmente é um assunto muito questionado e requisitado.


Eu não trabalho muito com Photoshop ou Photopaint, mas o resumo do tutorial é o que já venho comentando há anos com os meus clientes e alunos.

Quando quiserem criar novos materiais para o Render, será necessário usar programas de edição. Além disso, tenha cuidado com o "recorte" da imagem, porque nós temos apenas um retângulo limitando o tamanho, e isso vai se repetindo sobre a superfície do objeto. Se o recorte não for bem feito, o resultado final fica péssimo.

Por fim, veja o vídeo criado por The REVIT KID.com

Boa leitura:

Este é um tema que sempre foi perguntado e trazido a minha atenção. Eu realmente nunca toquei no assunto até que fui forçado a isso.
O Revit tem ótimos materiais prontos, mas pode não ter o material específico que você está procurando. Usando como exemplo um material de pedra, veja como criar um material personalizado para o Revit.

Meu programa escolhido é o Adobe Photoshop. Existem muitos outros programas que podem criar esse efeito para você.

Primeiro, encontre uma boa imagem do material que você está procurando. Quanto maior a resolução e qualidade da imagem, melhor. Aqui está a minha imagem inicial




Em seguida, abra a imagem no Photoshop (ou qualquer outro programa de edição de foto que você preferir).
Crie uma cópia da imagem (Save As) como o mesmo nome, mas acrescentando "_Bump" no final.
Você pode usar qualquer nome, mas eu prefiro o mesmo nome de arquivo para facilitar o uso.

O objetivo agora é criar um “mapa de relevo”. Isso usa o branco e preto para criar literalmente uma "colisão" quando renderizarmos. Dando a ilusão de que é realmente uma pedra.

No photoshop, mude a imagem para “tons de cinza” (Grayscale)...


Depois de todas as cores removidas, gostaria de ajustar o contraste e o brilho para efetivamente ressaltar o contraste entre preto e branco. Aqui é a configuração que usei para essa imagem em particular:


Agora você deve ter duas imagens; A original com cor e a Nova imagem do “mapa de relevo” que deve ficar semelhante a imagem abaixo :


Por último, faça a importação e depois o Render !

Veja o vídeo no link:

(clique aqui)

.

Um comentário:

Jomar Filho disse...

Muito bom esse tutorial! Sinto que para esse assunto, é difícil encontrar materiais interessantes como este. Valeu Ricardo! Abraços.en