5 de mar de 2009

Renderizando no Revit

Falando um pouco de RENDERIZAÇÃO.

O Revit possui um "renderizador" interno para gerar apresentações mais realísticas.

Até a versão 2008 era usado o Accurender.
Na versão 2009 ele utiliza o MENTAL RAY, que é o mesmo "motor de render" usado pelo 3DS MAX.

Para o Revit fazer a renderização é preciso definir a apresentação dos materiais.
Em seguida, você deve inserir estes materiais no elemento.

Por exemplo, uma parede.
Uma parede pode representar vários materiais, como mostra a figura.
Ao fazer essa configuração no TIPO de Parede, o caminho estará pronto para a renderização, ou seja, basta "um clique" para mostrar os materiais com a representação realística.



Na renderização, quanto mais detalhes você puder mostrar, melhor.
Existe uma empresa chamada ARCHVISION, que comercializa "blocos" de humanização: Pessoas, Veículos, Plantas, Paisagens, etc...

O legal é que eles estão disponibilizando 3000 itens da biblioteca RPC ( Rich Photorealistic Content ) para uso gratuito, por 30 dias.

Uma renderização com os modelos RPC faz uma enorme diferença.



Fica aqui o convite:
Acessem o site ( clique no título ), cadastrem-se e façam download de tudo que quiserem.

Abraço.

8 comentários:

Danielly disse...

Olá Ricardo,

Este blog é muito importante para pessoas que, como eu, estão iniciando no Revit e têm dúvidas constantes.
Assisti seu vídeo Loteamento, pois tenho um projeto grande e fiz separadamente o terreno e a edificação. Unindo com link, não consegui renderizar, em mais de 9 horas não saiu de 0%. Tentei então com agrupando ele dá erro. Como posso solucionar isto? Desde já agradeço.

Danielly disse...

Olá Ricardo,
Parabéns pelo blog.
Estou terminando um projeto grande onde fiz separadamente o terreno e a edificação. Vendo seu vídeo Loteamento, segui as orientações para uni-los, porém linkando não consigo renderizar, mesmo depois de 9 horas não saiu de 0%, e agrupando deu erro. O que faço?
Obrigada.

Ricardo Cardial disse...

Renderizar formas complexas, exige um bom equipamento. Além disso, precisa configurar os efeitos de renderização. E ainda, em alguns casos, pode ser um problema de placa de vídeo.

bia disse...

oI!!
Gostaria de saber como eu faço para colocar uma nova imagem na lista de materiais do Revit, sem precisar de buscar no meu computador toda vez que eu for renderizar uma parede por exemplo com uma imagem de pastilha que eu peguei da internet como .jpeg.
Grata.

Nicole disse...

Como coloco RPC no meu projeto no Revit???
Obrigada

Ricardo Cardial disse...

Já existem alguns RPC de exemplo no REVIT. Para inserir, você vai acionar a ferramenta HOME > COMPONENTS e pedir para carregar uma família (Load Family) de Female ou Male, que está em ENTOURAGE. Também tem um carro, uma cadeira, um porta-retrato... Exemplos para testar, porque o RPC é uma biblioteca desenvolvida pela empresa ARCHVISION.com

Graziela Moreno disse...

Boa noite Ricardo!

Estou trabalhando num arquivo que "salvei como" e ele só tem carregadas as famílias dos últimos componentes que foram inseridos no desenho anterior. Estou tentando carregar outras do proprio programa e simplesmente não carrega. O que pode estar acontecendo e o que fazer?

Ricardo Cardial disse...

Pelo que está falando, sem olhar para o arquivo em questão, parece que você está em um arquivo template: RFT(família) ou RTE(projeto). Fica difícil descobrir sem ver o arquivo.